Páginas

segunda-feira, setembro 01, 2008

3ª Super Especial de Famalicão - Conferência de Imprensa

Carlos Cruz (Chefe da Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto), Vereador do Desporto e Rogério Ferreira (Organização) A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto, apresentaram ao final da manhã de hoje, no Parque da Juventude, em conferência de imprensa, a 3ª Super Especial de Famalicão que irá decorrer no fim de semana de 20 e 21 de Setembro.

Texto da Conferência

Vila Nova de Famalicão é uma terra onde os automóveis, em geral, e o desporto motorizado, em particular, são alvo de um carinho muito próprio, que tem motivado um elevado numero de eventos que tanto dignificaram este desporto, Ocupamos um lugar de relevo na história do automóvel e do desporto motorizado em Portugal, sendo sobejamente conhecidos, no país, pelo elevado número de apaixonados e de praticantes do desporto automóvel que ostentamos. Em 2006 Vila Nova de Famalicão foi palco de uma iniciativa pioneira no desporto automóvel, com a realização da 1ª Super Especial, que se saldou numa grande vitória do desporto motorizado e um sucesso enquanto oportunidade de convívio e ponto de encontro de gerações. Em 2006, cerca de dez mil pessoas concentraram-se ao longo do percurso da prova, um número que superou a melhor das expectativas. Em 2007, repetimos o sucesso, reunindo mais de uma centena de pilotos, aplaudidos vibrantemente por mais de 15 mil espectadores. É este mesmo sucesso que esperamos concretizar na 3ª Edição da Super Especial, uma organização da Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto em parceria com a Câmara Municipal e que vai decorrer no fim de semana de 20 e 21 de Setembro. Mantém-se a matriz das edições anteriores, com pilotos em diferentes carros e de diferentes gerações, a percorrer um trajecto de 1,8 km, sempre em piso de asfalto, em volta da zona escolar e desportiva de Famalicão, mas com algumas novidades na edição 2008:
  • A prova até aqui realizada num só dia passa a ter a duração de dois dias. Um primeiro dia dedicado ao apuramento de pilotos e o segundo à final, que reunirá os melhores 60 pilotos;
  • Os 20 melhores pilotos da final realizarão uma segunda passagem cronometrada;
  • Os prémios, até aqui atribuídos apenas aos cinco primeiros lugares da geral, irá sofrer alterações, passando a estar também em disputa os prémios para os três primeiros lugares por divisão (cilindrada e número de rodas motrizes).

No ano transacto foi criado um prémio especial destinado ao melhor piloto famalicense em prova. Este prémio, como então o afirmámos, assumiria uma denominação diferente, mas sempre homenageando figuras, instituições ou eventos ligadas ao desporto motorizado do concelho. Em 2007, o melhor piloto famalicense levantou o “Troféu António Dias Costa”, um ilustre famalicense e conhecido piloto, referência incontornável do pioneirismo do automobilismo em Portugal. Em 2008 será a vez do “Troféu Armando Moura da Silva”, homenageando-se, dessa forma, um dos famalicenses que esteve intima e directamente ligado a uma das melhores equipas portuguesas – Team James - que disputaram o nacional de rallys nos finais da década de 70. Estamos profundamente convictos que os famalicenses vão uma vez mais aderir a este grande evento desportivo, pelo que a edição de 2008 da Super Especial de Famalicão, será certamente um êxito que projectará a modalidade e a imagem da cidade e do concelho de Vila Nova de Famalicão. Foto: Sitio Oficial do Município de Vila Nova de Famalicão

Sem comentários: