Páginas

terça-feira, maio 15, 2007

Últimas semanas marcadas por diversos eventos desportivos

.
Por iniciativa do Pelouro do Desporto, em parceria com outras instituições ou sob a forma de apoio ou patrocínio ao mundo associativo, têm sido concretizadas nas últimas semanas, inúmeros eventos de natureza desportiva e recreativa no concelho de Vila Nova de Famalicão, envolvendo diferentes modalidades, de natureza ora competitiva ora recreativa, alguns dos quais servindo, inclusive, para assinalar algumas datas comemorativas.

Dia Mundial da Dança

Assinalando o Dia Mundial da Dança, a Gindança – Associação de Dança e Ginástica de Famalicão, apresentou no passado dia 29 de Abril o espectáculo “História de uma vida banal… ou não!”.

Na Praça Cupertino de Miranda, várias centenas de pessoas assistiram a um espectáculo de mais de uma hora com danças clássicas, latinas, hip-hop, breakdance, shout entre outras.

As exibições estiveram a cargo do Impact Dance Troupe e Shout Team, grupos da Associação Gindança, envolvendo cerca de 50 jovens e alguns adultos.

Este evento contou com a presença de Sérgio Costa e Rita Almeida, par famalicense campeão de dança desportiva, da mais prestigiada escola de dança do país, Alunos de Apolo.

Foi um início de dia diferente com a intenção de apresentar um espectáculo agradável e variado e também motivar os espectadores a aprender a dançar qualquer tipo de dança.

6ª Festa da Mota Antiga de Cavalões


O Núcleo de Motociclismo Antigo do Grupo Desportivo de Cavalões levou a efeito no fim-de-semana de 28 e 29 de Abril a sua 6º Festa da Mota Antiga, juntando centenas de aficionados do coleccionismo de equipamentos motorizados e dezenas de expositores.

Um dos pontos altos deste certame é o habitual passeio que este ano agregou cerca de 300 participantes que fizeram deslocar a Vila Nova de Famalicão 249 motas antigas, de diferentes cilindradas, marcas, épocas e origens. Traço comum, o facto de todas serem anteriores a 1970 e estarem primorosamente restauradas ou conservadas.

O passeio teve lugar na manhã de sábado, com início no Complexo Desportivo Amândio de Carvalho. A primeira paragem ocorreu na cidade com a visita ao Museu de Carros e Motas Antigas de António Augusto, seguindo as “relíquias” para o restaurante Outeirinho, na freguesia do Louro, onde seria entregue o Prémio Lourival Oliveira, em memória de um ex-director da colectividade já falecido, troéu destinado a distinguir a mota mais antiga do evento. O passeio prosseguiu em direcção a Vila do Conde, regressando os participantes à freguesia de Outiz, onde almoçariam. A chegada ao Complexo Desportivo ocorreu por volta das 17h00.

Encontro Regional de Gira-Volei

Vila Nova de Famalicão, foi palco no dia 28 de Abril, do Encontro Regional de Gira-Volei, uma iniciativa do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal em colaboração com a Federação Portuguesa de Voleibol.

Dos 180 atletas participantes, 80 eram do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Desta fase regional apuraram-se para a fase nacional, a disputar na cidade de Portimão, nos próximos dias 9 e 10 de Junho, as duas primeiras duplas classificadas:

Escalão 8-10 anos, sexo masculino: Agrupamento de Pedome I EB 1 Giestais Joane
Escalão 8-10 anos, sexo feminino: EB 1 Igreja-Ourilhe I Agrupamento de Pedome
Escalão 11-12 anos, sexo masculino: Escola Júlio Brandão I Escola Júlio Brandão
Escalão 11-12 anos, sexo feminino: EB 2,3 Briteiros I EB 2,3 Briteiros
Escalão 13-15 anos, nível I, sexo masculino: Colégio Didalvi I Escola Júlio Brandão
Escalão 13-15 anos, nível I, sexo feminino: Colégio Didálvi
Escalão 13-15 anos, nível II, sexo masculino: Colégio Didalvi I Colégio Didalvi
Escalão 13-15 anos, nível II, sexo feminino: Escola Secundária Maximinos I Escola Secundária Maximinos

II Raid TT dos Trilhos da Perdição

O Clube Trilhos da Perdição TT, da Vila de Ribeirão, organizou no dia 28 de Abril o seu Raid TT. Do programa fizeram partes percursos com roadbook, em trilhos de dificuldade média alta, pista de resistência e percursos sem roadbook só com marcação de fitas.

5ª Grande Prémio de Atletismo de Landim

Inserido na II Semana Cultural de Landim, a quinta edição do Grande Prémio de Atletismo, promovida pela Junta de Freguesia, no dia 1 de Maio, contou com cerca de 150 atletas divididos por vários escalões: Minis, Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores, Seniores e Veteranos. Rosa Oliveira (Açoreana Seguros), Óscar Mendes (Liberdade F.C.) e Adelino Fernandes (Fermentões), venceram, respectivamente, as classes de seniores femininos, masculinos e veteranos.

1º Encontro MINInos em Oliveira de São Mateus

No 1º dia de Maio, sócios do Clube MINInos , empenhados em divulgar o MINI e o Clube MINInos em Vila Nova de Famalicão, promoveram o 1º Encontro MINInos de Oliveira de São Mateus, que reuniu mais de 80 viaturas deste famosissimo modelo.

O programa contou com uma prova de Regularidade, Almoço em Oliveira de S. Mateus, no Largo de Santana, passeio pelo concelho e reunião de despedida com entrega de lembranças e prémios da prova (Masculinos e Femininos).

Caminhada pela Saúde

Sendo o mês de Maio, o mês do coração, a Câmara Municipal de V. N. de Famalicão em colaboração com o Grupo de Estágio do Curso Tecnológico de Desporto da DIDAXIS, Cooperativa de Ensino, CRL promoveu no dia 6 de Maio (Domingo) uma “Caminhada pela Saúde”.

Os seus cerca de 150 participantes percorreram uma distância aproximada de de 3,2 Km, pelas ruas do centro da Cidade.

Tendo esta actividade, coincidido com o dia da Mãe, foram distribuídas flores por todas as Mães presentes.

Antes da caminhada, foi realizada a activação geral através de uma aula de aeróbica e no final da caminhada uma aula de relaxamento e alongamento, ambas executadas pelos alunos do grupo de estágio.

II Corrida da Mãe do ATC

Assinalando o Dia da Mãe, a Associação Teatro Construção Desporto, promoveu no dia 6 de Maio a II Corrida da Mãe e o VII Famalicão Joane dos Pequeninos.

Com partida junto ao Parque da Ribeira, numa extensão de 4 Km, esta prova assumiu-se como um evento de mero divertimento e confraternização, em que o prémio de participação foi uma rosa.

Foram muitas as pessoas que neste dia marcaram a sua presença num evento evocativo de um dia tão especial.

Sem comentários: