segunda-feira, outubro 30, 2006
III Festival de Tunas Camilo Castelo Branco
sábado, outubro 28, 2006
Primeiro ano de mandato sob o signo da obra feita
Polidesportivo do Pinheiral, construído ao abrigo do Programa Municipal "Mudar de Casa, Mudar de Vida"
quinta-feira, outubro 26, 2006
Casa da Juventude
Por proposta do Pelouro da Juventude, a Câmara Municipal deliberou na sua reunião de hoje, a abertura de concurso limitado sem publicação de anúncio, tendente à realização de obras de requalificação da Escola Primária do Castanhal, na freguesia de Brufe, tendo em vista a sua adaptação para a instalação provisória da Casa da Juventude.
O executivo camarário, dada a impossibilidade prática de concretizar a instalação desta infra-estrutura no Edifício da Família Sousa Fernandes, já que se encontra pendente um processo expropriativo do rés-do-chão daquela edificação, decidiu avançar para a instalação provisória daquela infra-estrutura (um dos compromissos eleitorais da coligação) que representa uma velha aspiração da juventude famalicense.
Na proposta submetida a apreciação, o executivo justifica aquela opção com o facto de a Casa da Juventude dever ser interpretada “…sobretudo como um espaço político, mais do que um espaço físico, impulsionador de toda a acção e iniciativa de juventude, que tutele toda a acção, dinâmica e organização inerente à implementação das políticas autárquicas de juventude” e que, com esta instalação, ainda que a título provisório, “… permitirá desde logo, criar novas e melhores condições de valorização da capacidade criativa e de iniciativa dos jovens, de mobilidade, intercâmbio, conhecimento e novas experiências, promovendo uma cultura de ociosidade saudável e de desenvolvimento humano, social e cultural dos jovens famalicenses”.
Ainda que as instalações provisórias não possuam a dimensão projectada para a Casa da Juventude definitiva, o novo espaço permitirá desde logo receber um centro de documentação e de informação juvenil, possibilitar a realização de reuniões das associações que não possuam sede, acolher as reuniões do Conselho Municipal de Juventude, acesso a uma videoteca, audioteca e Internet e desenvolver todo um conjunto de iniciativas desde workshops, acções de formação, exposições, etc …
A experiência colhida na gestão destas instalações provisórias servirá ainda para aprimorar o modelo de gestão da futura e definitiva Casa da Juventude.
A escolha da Escola Primária do Castanhal justifica-se pelo facto de estar inserida no perímetro urbano da cidade, primar por uma boa localização e acessibilidade, aproveitando um edifício tão característico, extraordinário e desocupado.quarta-feira, outubro 25, 2006
Mau tempo adia poda de árvores na Avenida 25 de Abril para os dias 26, 27 e 30 de Outubro
Devido ao mau tempo, que tem assolado o concelho de Vila Nova de Famalicão, ao longo da última semana, a acção de poda de árvores que estava prevista para a Avenida 25 de Abril, no centro da cidade, sofreu alguns atrasos.
Assim, a operação vai ocorrer nos próximos dias 26, 27 e 30 de Outubro, das 07h30 às 18h00, provocando diversos condicionamentos ao tráfego automóvel, nesta artéria.
ALTERAÇÕES AO TRÂNSITO
Dia 26 (Quinta-Feira)
- Encerramento do trânsito no sentido poente-nascente, entre o Parque 1º de Maio e o cruzamento com a Rua Ernesto Carvalho.
- Estacionamento proibido em ambas as faixas de rodagem.
- Nas ruas Barão da Trovisqueira e Júlio de Araújo a circulação passa a ser em sentido inverso
Dia 27 (Sexta-Feira)
- Encerramento do trânsito no sentido nascente-poente, entre o cruzamento com a Rua Ernesto de Carvalho e a Praça 9 de Abril.
- Estacionamento proibido em ambas as faixas de rodagem.
- A Rua Júlio de Araújo passa a circular em sentido inverso.
Dia 30 (Segunda-Feira)
- Encerramento do trânsito no sentido nascente-poente, entre o cruzamento com a Rua Adriano Pinto Basto e a Praça 9 de Abril.
- Estacionamento proibido em ambas as faixas de rodagem.
terça-feira, outubro 24, 2006
VII Famalicão-Joane e IV Vermoim-Joane
Bruno Saramago (2º), Youssef Kalam (1º), Licínio Pimentel (3º) e António Pinto
domingo, outubro 22, 2006
AZIMUTE - A Reforma da Rede de Urgências
sexta-feira, outubro 20, 2006
Bar Académico (BA)
O espírito universitário famalicense fortalece-se de ano para ano. Desde quarta-feira, dia 18 de Outubro, os universitários passaram a dispor de um novo espaço de encontro e de confraternização. quinta-feira, outubro 19, 2006
Interrupção de Trânsito
A VII Edição da Prova de Atletismo “Famalicão – Joane”, e IV “Vermoim – Joane”, organizado pela Associação Teatro Construção, com a colaboração e apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão; Associação de Atletismo de Braga; Guarda Nacional Republicana, Policia de Segurança Pública; Policia Municipal de Vila Nova de Famalicão, Bombeiros Voluntários de Famalicão, Bombeiros Famalicenses e Corpo Nacional de Escutas, implicará no próximo Domingo, dia 22 de Outubro, entre as 09.30 horas e as 13.00 horas a interrupção, por longos períodos de tempo, da circulação rodoviária, das seguintes artérias:
- Avenida Marechal Humberto Delgado (Sentido sul/norte);
- Avenida do Brasil;
- Estrada Nacional 206 entre Vila Nova de Famalicão e a Vila de Joane (Rotunda da VIM);
- Rua de Santo Amaro; Largo de S. Bento, Largo 3 de Julho, Rua de S. Bento e Avenida 25 de Abril (Vila de Joane).
terça-feira, outubro 17, 2006
Exposição "75 Anos de Guidismo em Portugal"
A Associação Guias de Portugal (www.agpguidismo.com) está a assinalar os seus 75 anos de existência. As comemorações iniciaram-se no passado sábado, dia 14 de Outubro, com a abertura da Exposição “75 Anos de Guidismo em Portugal”, no Instituto de Estudos da Criança, na cidade de Braga, certame em que participam as 1ªs Companhias de Vila Nova de Famalicão, Riba de Ave e Joane.
A Associação Guias de Portugal (AGP) é uma associação de formação e educação de raparigas pelo método de Baden-Powell, independente sobre os pontos de vista partidário, administrativo, confessional e aberta a todas que nela desejem ingressar, sem qualquer discriminação e tem como objectivo a formação e o desenvolvimento integral das raparigas e jovens mulheres, os quais se propõe atingir através da vivência de quatro constantes: vida em patrulha, vida ao ar livre, compromisso e progressão.
A AGP iniciou a sua actividade em 1931 e desde então promove o Guidismo em todo o território nacional. Em Junho de 1975, é aceite como membro efectivo da Organização Mundial das Guias (WAGGGS), na 22ª Conferência Mundial, realizada em Inglaterra. Dez anos mais tarde, em 1985, a Associação vê reconhecida pelo Governo a sua utilidade pública.
Em 1992, foi-lhe atribuído o Prémio Olave, a mais alta distinção da WAGGGS, pelo trabalho desenvolvido no acolhimento aos refugiados da guerra da Bósnia.
Aquando das comemorações dos 70 anos, no ano de 2001, a Associação foi condecorada como membro honorário da Ordem de Mérito.
A AGP foi membro fundador do Conselho Nacional da Juventude, do Movimento Tabaco ou Saúde e é membro do Conselho Consultivo da Comissão para a Igualdade dos Direitos das Mulheres.

