A Associação Guias de Portugal (www.agpguidismo.com) está a assinalar os seus 75 anos de existência. As comemorações iniciaram-se no passado sábado, dia 14 de Outubro, com a abertura da Exposição “75 Anos de Guidismo em Portugal”, no Instituto de Estudos da Criança, na cidade de Braga, certame em que participam as 1ªs Companhias de Vila Nova de Famalicão, Riba de Ave e Joane.
A Associação Guias de Portugal (AGP) é uma associação de formação e educação de raparigas pelo método de Baden-Powell, independente sobre os pontos de vista partidário, administrativo, confessional e aberta a todas que nela desejem ingressar, sem qualquer discriminação e tem como objectivo a formação e o desenvolvimento integral das raparigas e jovens mulheres, os quais se propõe atingir através da vivência de quatro constantes: vida em patrulha, vida ao ar livre, compromisso e progressão.
A AGP iniciou a sua actividade em 1931 e desde então promove o Guidismo em todo o território nacional. Em Junho de 1975, é aceite como membro efectivo da Organização Mundial das Guias (WAGGGS), na 22ª Conferência Mundial, realizada em Inglaterra. Dez anos mais tarde, em 1985, a Associação vê reconhecida pelo Governo a sua utilidade pública.
Em 1992, foi-lhe atribuído o Prémio Olave, a mais alta distinção da WAGGGS, pelo trabalho desenvolvido no acolhimento aos refugiados da guerra da Bósnia.
Aquando das comemorações dos 70 anos, no ano de 2001, a Associação foi condecorada como membro honorário da Ordem de Mérito.
A AGP foi membro fundador do Conselho Nacional da Juventude, do Movimento Tabaco ou Saúde e é membro do Conselho Consultivo da Comissão para a Igualdade dos Direitos das Mulheres.
Sem comentários:
Enviar um comentário