Vítor Martins (Organização), Carlos Cruz (Chefe da Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto), Jorge Paulo Oliveira (Vereador do Desporto) e Rogério Costa (Organização) apresentaram na manhã de hoje, no Parque da Juventude, em conferência de imprensa, a 2ª Super Especial de Famalicão que irá decorrer na tarde de Domingo do dia 16 de Setembro.
Texto da Conferência
A promoção directa e o apoio à realização de eventos desportivos que possam ir de encontro às diferentes aptidões e gostos desportivos dos famalicenses, sempre foi um dos vectores fundamentais em que assenta a Politica Desportiva Municipal.
Cobrindo a maior diversidade possível de modalidades, essa aposta não poderia deixar de fora o desporto motorizado, não faltando razões que justificam o empenhamento que a autarquia, ao longo dos anos, tem colocado neste domínio.
Vila Nova de Famalicão é uma terra onde os automóveis, em geral, e o desporto motorizado, em particular, são alvo de um carinho muito próprio, que tem motivado um elevado numero de eventos que tanto dignificaram este desporto,
É sobejamente conhecido, no país, pelo elevado número de apaixonados e de praticantes do desporto automóvel que ostenta,
Ocupa um lugar de relevo na história do automóvel e do desporto automóvel em Portugal.
Longe de sermos exaustivos, nunca nos cansaremos de repetir:
.
Texto da Conferência
A promoção directa e o apoio à realização de eventos desportivos que possam ir de encontro às diferentes aptidões e gostos desportivos dos famalicenses, sempre foi um dos vectores fundamentais em que assenta a Politica Desportiva Municipal.
Cobrindo a maior diversidade possível de modalidades, essa aposta não poderia deixar de fora o desporto motorizado, não faltando razões que justificam o empenhamento que a autarquia, ao longo dos anos, tem colocado neste domínio.
Vila Nova de Famalicão é uma terra onde os automóveis, em geral, e o desporto motorizado, em particular, são alvo de um carinho muito próprio, que tem motivado um elevado numero de eventos que tanto dignificaram este desporto,
É sobejamente conhecido, no país, pelo elevado número de apaixonados e de praticantes do desporto automóvel que ostenta,
Ocupa um lugar de relevo na história do automóvel e do desporto automóvel em Portugal.
Longe de sermos exaustivos, nunca nos cansaremos de repetir:
.
Que, em 1919, a “Berliet”, uma das primeiras representações nacionais de automóveis, instalou-se no nosso concelho;
.
.
Que, em 1933, daqui partiu a primeira equipa lusitana a participar no mítico Rally de Monte Carlo;
.
.
Que, desde muito cedo, o nosso concelho foi palco de provas do desporto automóvel, com a saída para a estrada, em 1933, do primeiro Rali de Famalicão, 22 anos antes do aparecimento do campeonato nacional;
.
.
Que, em 1946, aqui nasceu a primeira fábrica de pneus em Portugal;
.
.
Que, em 1972, o primeiro Troféu Nacional inserido no Campeonato Nacional de Ralis e precursor de tantos outros que se lhe seguiriam, foi criado por uma empresa instalada em Vila Nova de Famalicão.
.
É, por todas estas razões, que a Câmara Municipal esteve e continuará a estar na primeira linha dos patrocinadores deste grande evento do desporto motorizado, que projecta a modalidade, a cidade e o concelho de Vila Nova de Famalicão.
Obviamente que para isso, muito contribuí o facto da organização desta iniciativa pertencer à Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto, a cuja autarquia está ligada já lá vão 21 anos e que desde, o primeiro momento, fruto do elevada competência técnica, idoneidade e empenhamento dos seus dirigentes e colaboradores, sempre nos brindou com eventos de grande animação desportiva e social.
Em 2006, cerca de dez mil pessoas concentraram-se ao longo do percurso desta prova. Um número que superou a melhor das nossas expectativas.
Estamos convictos de que a 16 de Setembro, repetiremos esse feito, proporcionando aos famalicenses um evento que à imagem do ano passado, voltará a ficar marcado por uma enorme competitividade, espectacularidade e emotividade.
A prova pioneira do desporto motorizado, contará com a participação de 80 pilotos de várias gerações, entre os quais Miguel Campos, Joaquim Santos, Rui Azevedo, Rui Lages, Manuel Ferreira, Joaquim Jorge - que se sagrou vencedor da 1ª edição ao volante do seu Ford Escort RS, entre muitos outros.
O percurso a utilizar, em volta da zona escolar e desportiva de Famalicão, será muito semelhante ao de 2006, apenas sofrendo uma ligeira alteração, tornando-se agora um pouco mais extenso.
Os pilotos com diferentes carros, de diferentes gerações, irão percorrer um trajecto de 1,8 km, sempre em piso de asfalto, a velocidades alucinantes, mas sempre dentro de parâmetros de enorme segurança para pilotos e assistência.
Destaque este ano, para uma outra novidade. Além da disputa dos troféus para os cinco primeiros lugares, foi criado um prémio especial destinado ao melhor piloto famalicense em prova.
Anualmente este prémio assumirá uma denominação diferente, mas sempre homenageando figuras, instituições ou eventos ligadas ao desporto motorizado do concelho.
Em 2007, o melhor piloto famalicense levantará o “Troféu António Dias Costa”, um ilustre famalicense e conhecido piloto, referência incontornável do pioneirismo do automobilismo em Portugal.
Ao volante de um Citroen C6, foi ele o primeiro português a participar no Rally de Monte Carlo em 1933.
Vencedor do I Rali às Pedras Salgadas em 1932, a ele se deve a realização, em 1934, do primeiro Rali de Famalicão. Um êxito retumbante segundo as crónicas da época.
Mas muito mais haverá a contar sobre este famalicense e sobre a sua ligação aos automóveis e ao desporto motorizado o que faremos na publicação dedicada a este evento.
Estamos profundamente convictos que os famalicenses vão aderir a este evento, como aliás sempre o fizeram, pelo que a edição de 2007, da Super Especial Slallon de Famalicão, irá de novo saldar-se numa grande vitória do desporto automóvel e um sucesso enquanto oportunidade de convívio e ponto de encontro de gerações.
Foto: http://www.cm-vnfamalicao.pt/
.
É, por todas estas razões, que a Câmara Municipal esteve e continuará a estar na primeira linha dos patrocinadores deste grande evento do desporto motorizado, que projecta a modalidade, a cidade e o concelho de Vila Nova de Famalicão.
Obviamente que para isso, muito contribuí o facto da organização desta iniciativa pertencer à Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto, a cuja autarquia está ligada já lá vão 21 anos e que desde, o primeiro momento, fruto do elevada competência técnica, idoneidade e empenhamento dos seus dirigentes e colaboradores, sempre nos brindou com eventos de grande animação desportiva e social.
Em 2006, cerca de dez mil pessoas concentraram-se ao longo do percurso desta prova. Um número que superou a melhor das nossas expectativas.
Estamos convictos de que a 16 de Setembro, repetiremos esse feito, proporcionando aos famalicenses um evento que à imagem do ano passado, voltará a ficar marcado por uma enorme competitividade, espectacularidade e emotividade.
A prova pioneira do desporto motorizado, contará com a participação de 80 pilotos de várias gerações, entre os quais Miguel Campos, Joaquim Santos, Rui Azevedo, Rui Lages, Manuel Ferreira, Joaquim Jorge - que se sagrou vencedor da 1ª edição ao volante do seu Ford Escort RS, entre muitos outros.
O percurso a utilizar, em volta da zona escolar e desportiva de Famalicão, será muito semelhante ao de 2006, apenas sofrendo uma ligeira alteração, tornando-se agora um pouco mais extenso.
Os pilotos com diferentes carros, de diferentes gerações, irão percorrer um trajecto de 1,8 km, sempre em piso de asfalto, a velocidades alucinantes, mas sempre dentro de parâmetros de enorme segurança para pilotos e assistência.
Destaque este ano, para uma outra novidade. Além da disputa dos troféus para os cinco primeiros lugares, foi criado um prémio especial destinado ao melhor piloto famalicense em prova.
Anualmente este prémio assumirá uma denominação diferente, mas sempre homenageando figuras, instituições ou eventos ligadas ao desporto motorizado do concelho.
Em 2007, o melhor piloto famalicense levantará o “Troféu António Dias Costa”, um ilustre famalicense e conhecido piloto, referência incontornável do pioneirismo do automobilismo em Portugal.
Ao volante de um Citroen C6, foi ele o primeiro português a participar no Rally de Monte Carlo em 1933.
Vencedor do I Rali às Pedras Salgadas em 1932, a ele se deve a realização, em 1934, do primeiro Rali de Famalicão. Um êxito retumbante segundo as crónicas da época.
Mas muito mais haverá a contar sobre este famalicense e sobre a sua ligação aos automóveis e ao desporto motorizado o que faremos na publicação dedicada a este evento.
Estamos profundamente convictos que os famalicenses vão aderir a este evento, como aliás sempre o fizeram, pelo que a edição de 2007, da Super Especial Slallon de Famalicão, irá de novo saldar-se numa grande vitória do desporto automóvel e um sucesso enquanto oportunidade de convívio e ponto de encontro de gerações.
Foto: http://www.cm-vnfamalicao.pt/