Das nove Pontes Românicas na rede hidrográfica de Vila Nova de Famalicão é a menos estudada.
Construída sobre o Rio Pelhe, entre os séculos XII e XIII, situa-se na freguesia de Antas, junto à ponte que serve a Nacional 204 (Avenida Marechal Humberto Delgado).
Sobrevivem os vestígios do pontão que outrora teria servido as comunicações rodoviárias da cidade para sul. Está reduzida a um arco circular, de aduelas de granito, já deformado, e sem material de enchimento que o sobreponha. Segundo o Engº Joaquim Ribeiro dos Santos (Das Pontes Antigas no Concelho de Vila Nova de Famalicão, Boletim Cultural, nº 4, Setembro de 1983) é possível que o assoreamento do rio tenha escondido os seus arranques e a abóbada, sendo assim não totalmente aparente, apresente um volume visto menor que o real.
Foto: Postal que circulou em 10 de Julho de 1922, retirado daqui.
enquanto Vereador na Camara de Vila Nova de Famalicão, que fez Vª Exª para divulgar ou preservar este monumento...
ResponderEliminarquanto sei e conheço o local, não fez nada de nada.
A defesa, preservação e divulgação do património histórico nunca esteve sob a alçada dos pelouros que tutelei (Urbanismo,Habitação, Familia, Juventude, Desporto, Trânsito e Transportes).
ResponderEliminarNão obstante o descrito e respeitando em absoluto a linha de acção dos meus colegas de vereação no exercicio das funções a que cada um estava adstrito, internamente, sempre defendi a importância da requalificação daquele espaço, dignificando-o e tornando-o acessivel aos famalicenses.