A Câmara Municipal vai celebrar um Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, no valor global de 25.000,00 €, com o Atlético Voleibol Clube, tendo por objecto as épocas desportivas 2007/2008 e 2008/2009. A deliberação foi tomada na última reunião camarária, realizada em 23 de Setembro.
Fundado em 10 de Setembro de 1998, o Académico Voleibol Clube, de Vila Nova de Famalicão, procurou desde o início da sua existência constituir uma referência na formação desportiva dos jovens famalicenses, futuras jogadoras de voleibol de nível Nacional e Internacional.
Ao longo destes anos o AVC, não só assumiu um lugar de realce no panorama competitivo nacional, como granjeou notoriedade ao nível dos seus escalões de formação.
Ao nível da competição sénior, merece destaque a participação na Taça Confederação Europeia de Voleibol, na época 2000/2001 onde alcançou um brilhante quinto lugar no campeonato nacional da primeira divisão, integrando um restrito lote de equipas de toda a Europa, numa competição internacional oficial, um desiderato até então nunca conseguido por outro clube do concelho.
Já ao nível dos escalões de formação, o AVC conta no seu palmarés com 5 títulos de campeão nacional, abarcando todas as categorias:
Campeão Nacional de Juniores na época 2003/2004;
Campeão Nacional de Juvenis na época 2001/2002;
Campeão Nacional de Iniciados na época de 2003/2004;
Campeão Nacional de Infantis nas épocas de 2002/2003 e 2004/2005.
Paralelamente aos aspectos de índole desportiva e a percurso repleto de êxitos das suas equipas, é justo referenciar e ressalvar o brilhante percurso académico das suas jovens atletas, provando que com a sua postura é possível e salutar a conjugação da prática desportiva sistemática ao mais alto nível, com o sucesso académico referencial.
Apesar do descrito e como é do conhecimento público, sucede que o Académico Voleibol Clube de Vila Nova de Famalicão atravessou sérias dificuldades, fruto de diversos constrangimentos financeiros, fiscais, sociais e outros associados à sua equipe sénior que estrangularam a instituição e consequentemente o projecto desportivo das equipes de formação que sempre colheu o maior apoio da Câmara Municipal.
De forma a poder dar continuidade a este projecto desportivo ao nível das categorias de formação, contribuindo de uma forma clara para o desenvolvimento social e desportivo das jovens, o AVC reformulou a sua estrutura organizativa, extinguindo a sua equipa sénior que, como se sabe, era semi-profissional e criou uma nova associação desportiva, com autonomia jurídica, que dá suporte a toda a actividade do clube no que diz respeito à formação - AVC – Atlético Voleibol Clube.
Na época desportiva 2007/2008, o AVC participou nos campeonatos regionais e nacionais com três equipas nos escalões de formação: Minis A, Iniciados e Juvenis.
Já para a época desportiva 2008/2009, o AVC irá participar com 5 equipas nestes mesmos escalões e nos referidos campeonatos regionais e nacionais: Minis A, Minis B, Iniciados, Juvenis e Juniores.
Sem comentários:
Enviar um comentário