Páginas

sexta-feira, outubro 19, 2007

Grupo Desportivo de Natação inicia época com novo Protocolo

.

O Grupo Desportivo de Natação começou a nova época desportiva sob o signo de um novo protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, cujo início de vigência ocorreu no mês de Setembro.

O primeiro protocolo visando a utilização das Piscinas Municipais da cidade, datava de Abril de 1993, renovado em 2000, extinguiu-se em Setembro do corrente ano.

O novo protocolo, cuja minuta foi por unanimidade aprovada na reunião camarária de 17 de Agosto, apresenta um prazo de validade de quatro anos, tendo na sua base uma cuidada análise dos resultados de 14 anos de vigência do primitivo Acordo, dos interesses da Associação em particular e dos famalicenses em geral, da nova realidade municipal em matéria de equipamentos desportivos desta natureza, das expectativas em torno da modalidade e das necessidades especificas de treino e de formação de atletas para competição.

Concebido desde a sua génese (Março de 1993), com duas secções dependentes e interligadas, quer quanto aos conteúdos, quer quanto à forma, a secção da Escola de Natação e a Secção de Competição, têm constituído o suporte de acção do GDN e uma filosofia de desenvolvimento sustentado da Colectividade, que tem vindo paulatinamente a consolidar o seu nome no panorama nacional e internacional, na modalidade de natação pura desportiva (NPD).

A sua Secção de Competição está marcada por uma intensa actividade, consolidando o nome do GDN no panorama da natação nacional e internacional, até alcançar o prestigiante marco de ter a equipa masculina e feminina na 1ª divisão nacional, entre as oito equipas que integram a divisão.

O GDN possui hoje inúmeros atletas internacionais, muitos recordistas nacionais e vários atletas a integrarem o Estatuto de Alta Competição, tendo estado presente em todas as provas do calendário internacional: Multinations Youth, Multinations Juniores, Jornadas Olímpicas da Juventude Europeia, Campeonatos da Europa de Juniores, Campeonatos da Europa de Absolutos de Piscina Curta, Campeonatos da Europa de Absolutos de Piscina Longa, Campeonatos do Mundo de Juniores, Campeonatos de Mundo Universitários, Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e atletas a integrados no projecto olímpico “Pequim 2008”.

Até Março de 2007, em diferentes categorias, o GDN obteve 138 títulos de campeão nacional, 151 títulos de vice-campeão, 230 medalhas de terceiro lugar, o que totaliza 519 medalhas obtidas.

Não obstante o descrito, de igual modo, não deixa de ser verdade que, a pressão efectuada pelos munícipes para o alargamento dos horários de regime livre das piscinas vem aumentando consideravelmente, o que só é alcançável com a redução dos horários cedidos ao GDN, que a acontecer, por seu turno, colocaria enormes e sérios entraves à prática dos adequados métodos de treino, com todas as consequências daí advindas. Além do mais, o próprio GDN vem, compreensivelmente, procurando obter o alargamento do seu próprio horário de utilização.

Foi neste quadro de divergências e de diversidade de interesses em jogo, inconciliáveis, que surgiu uma nova Proposta, ligeiramente adaptada à até aqui vigente, com a introdução de algumas alterações, designadamente em termos do prazo da sua vigência (reduzido a quatro anos, de forma a não se traduzir num prazo superior ao de um mandato autárquico) e inserção dos horários actualmente utilizados, mas em número superior aos protocolados e ainda a inserção dos benefícios que sem suporte formal, vinham sendo usufruídos pelo GDN nos Complexos de Piscinas de Joane e de Oliveira S. Mateus.

FOTO: Rafael Neddermeyer in www.olhares.com

Sem comentários: