Intervenção do Sr. Presidente da Câmara Municipal, na Conferência de Imprensa de apresentação da Festa do Associativismo e Juventude (11 de Setembro de 2006)
Pelo quarto ano consecutivo, a Câmara Municipal organiza a Festa do Associativismo e Juventude de Vila Nova de Famalicão.
É um espaço de convívio entre os jovens e também de divulgação e valorização das actividades das inúmeras associações existentes no concelho.
Com esta festa, a realizar nos dias 15, 16 e 17 de Setembro, a Câmara Municipal valoriza o papel dos jovens e promove uma autêntica montra do trabalho desenvolvido por mais de uma centena de associações.
Um trabalho de verdadeiro interesse público, nos planos desportivo, cultural e recreativo, entre outros, que constitui um factor de ocupação de milhares e milhares de jovens famalicenses.
Um dos nossos objectivos é motivar e impulsionar cada vez mais o enorme trabalho, muitas vezes anónimo, dos nossos dirigentes associativos, o qual diz muito da força e da vitalidade das nossas colectividades e do nosso concelho.
Um Município é uma grande comunidade que não é mais do que a soma de pequenas comunidades.
São essas pequenas comunidades que vamos mostrar na Festa do Associativismo e Juventude.
São comunidades que movimentam e ocupam milhares e milhares de jovens por todo o concelho.
Jovens que, com o seu entusiasmo, a sua energia, a sua criatividade e até a sua irreverência são responsáveis pelo dinamismo e pela capacidade empreendedora do nosso movimento associativo.
Esta festa, a par da Semana da Juventude, é apenas mais uma das muitas actividades que desenvolvemos ao longo do ano em favor dos nossos jovens.
Entre muitas medidas e acções já lançadas pela Câmara Municipal, lembro o Cartão Jovem, que agora será alargado a benefícios nacionais e europeus;
Lembro a reactivação de um Conselho Municipal da Juventude participado por todas as correntes de opinião;
Lembro a publicação de um Guia de Recursos para a Juventude;
Lembro a criação do Espaço Internet e a abertura de um Gabinete de Apoio aos Jovens no Museu Bernardino Machado;
Lembro a recente edição de um guia com toda a oferta de formação profissional existente no concelho;
Lembro a adesão ao programa nacional “Jovens Artistas Jovens”, que promove a criatividade cultural da nossa juventude.
São acções e medidas como estas que demonstram a nossas preocupação com a juventude e com o futuro de Vila Nova de Famalicão.
A Feira do Associativismo e Juventude 2006 ficará marcada pelo lançamento do novo cartão jovem, com benefícios e descontos mais alargados para os jovens com menos de 26 anos.
Posso anunciar que o novo cartão consagra, pela primeira vez, descontos de 20 por cento em grande parte dos serviços municipais, facto que representa um enorme esforço da Câmara de Famalicão em favor dos jovens.
São descontos de 20 por cento nas várias piscinas municipais; nos vários pavilhões municipais, na Casa das Artes; em concertos e outros espectáculos promovidos pelo Município; e na aquisição de publicações municipais.
Como sabem, Famalicão foi a primeira Câmara do país a aderir formalmente ao novo Cartão Jovem Euro Sub-26.
O novo documento, que irá reunir todas as vantagens do cartão jovem municipal e do cartão jovem nacional, começará a ser distribuído nesta Festa da Juventude.
A partir do próximo dia 16, a substituição do Cartão Jovem Municipal pelo Cartão Jovem Euro Sub-26 será possível na própria Feira do Associativismo e Juventude, assim como será possível registar novas adesões.
Posteriormente, os jovens poderão obter o novo cartão na sede do município, e em outras estruturas municipais do concelho.
Espero que os jovens famalicenses aproveitem todas as vantagens do novo Cartão Jovem.
Assim como espero que aproveitem esta IV edição da Festa do Associativismo, para assim demonstrarem a sua vitalidade e a sua disponibilidade para, em parceria com o Município, ajudarem a engrandecer Famalicão.
Sem comentários:
Enviar um comentário