Páginas
domingo, julho 30, 2006
Participantes do Trilho Urbano em Melgaço
sábado, julho 29, 2006
Universidade Junior chega ao fim
quinta-feira, julho 27, 2006
Luz verde à quota para jovens casais
Preço fraccionado no Parque de Estacionamento da Praça D. Maria II
sexta-feira, julho 07, 2006
Câmara entrega Bolsas de Estudo para o Ensino Superior
Esta medida de acção social escolar envolveu um esforço financeiro municipal de 22.500 euros, beneficiando cada aluno com 750 euros, “um valor que quase chega para pagar as propinas anuais de uma universidade pública”, como frisou, Armindo Costa.
Numa cerimónia simples, mas de grande significado para os estudantes, que marcaram presença maciça na manhã desta quarta-feira, no salão nobre da Câmara Municipal, Armindo Costa disse que “a entrega de cheques aos alunos que beneficiam de bolsas de estudo para o ensino superior simboliza apenas uma das medidas de acção social escolar promovidas pela Câmara Municipal”. E acrescentou: "Temos muitas outras medidas sociais, como o pagamento de transportes escolares e de refeições a milhares de crianças do ensino pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário”, e “a oferta dos manuais escolares às crianças do primeiro Ciclo, suavizando os orçamentos das famílias”.
No que diz respeito ao apoio aos alunos do Ensino Superior, o autarca salientou que, com esta medida, “o município cumpre uma das suas grandes apostas na Educação e na Juventude, prosseguindo a máxima "Educação para Todos", e proporcionando a todos a possibilidade de estudar e construir uma carreira profissional de sucesso”.
"Cada aluno recebe um subsídio no valor de 750 euros, que quase chega para pagar as propinas anuais de uma universidade pública. É dinheiro dos impostos dos Famalicenses que é aplicado na educação dos jovens que mais precisam. É a solidariedade a funcionar entre os famalicenses", sublinhou Armindo Costa, perante o contentamento dos estudantes presentes.
Recorde-se que, para beneficiar deste apoio municipal, os alunos têm de responder a determinados requisitos, nomeadamente obter aproveitamento a todas as disciplinas e manter uma condição económica difícil, com um rendimento mensal do agregado familiar igual ou inferior a 250 euros por cada elemento da família.
No final da cerimónia, a satisfação era bem visível nos rostos dos estudantes, tendo em conta que o apoio municipal vem, em muitas situações, possibilitar a continuação dos estudos.
Obs: texto em itálico extraído do site www.cm-vnfamalicao.pt
terça-feira, julho 04, 2006
Festival do Este - Conferência de Imprensa
Não nos cansamos de dizer, os jovens são uma mais valia para a sociedade e depositários da sociedade futura. A realização do Festival do Este, que hoje apresentamos à comunicação social é a prova desse nosso sentimento. Um evento, organizado por jovens e para jovens, a que a Câmara Municipal não podia, a par de outras entidades, deixar de apoiar e de incentivar, o que fez desde o primeiro momento. Um evento organizado por jovens e para os jovens, é pois a primeira característica distintiva que resulta deste Festival do Este, quando comparado com outros eventos do género que se realizam na nossa região. É certo que há, felizmente, muitos eventos organizados por jovens e para jovens na nosso concelho, mas nenhum atinge a envergadura desta iniciativa, como o demonstram os meios humanos que estão a ser empregues e os meios financeiros aplicados, cujos custos directos ultrapassam os 40.000,00 €. Naturalmente que outros objectivos são prosseguidos:
- Revitalizar um espaço de excelência para a realização deste tipo de eventos, como é o Parque de Campismo de Gondifelos.
- Permitir a comunicação e o relacionamento humano, através de um dos meios mais capazes e mais simples - a música;
- Descentralizar a realização de grandes eventos culturais, maioritariamente na cidade, para uma freguesia no limite do concelho;
- Concretizar desde logo alguns melhoramentos naquele recinto, mormente em termos de limpeza e arranjo das infra-estruturas.
Os três dias do Festival do Este, que decorrerão entre os dias 7 e 9 de Julho, tem, naturalmente um forte incidência na música, destacando-se os concertos dos DEALEMA, uma das bandas mais representativas do Hip Hop nacional, na noite de sexta-feira e os EZSPECIAL, conhecida e multi-galardoada banda portuguesa, na noite de Sábado. Pelo palco do Parque de Campismo de Gondifelos, vão ainda passar as Tunas Académicas da Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão e da Faculdade de Economia do Porto, ambas no dia arranque do Festival. Fora dos concertos e pela noite dentro, os jovens vão poder vibrar com as misturas de conhecidos DJ,s nacionais: Frank Maurel, Kika Lewis, F. Martins e Overoule. Mas este Festival de Verão é muito mais do que música. Os espectadores, que podem acampar livremente sem qualquer custo adicional, vão poder desfrutar do humor de Miguel “7 Estacas” e Domingos Moça, respectivamente nas noites de sexta-feira e sábado. Durante as manhãs e as tardes, o Festival do Este, proporciona ainda a todos os seus participantes a prática de actividades radicais como o rappel, slide, escalada, canoagem, passeio de BTT, entre outras). Destaque ainda para a realização vários wokshop’s sobre Hip Hop, Boddy Combat, Ritmix, Vida Sá, etc… Não queremos rivalizar com outros festivais, nem na dimensão, nem no formato. Não queremos ser mais um festival de verão. Queremos sim, afirmar o Festival do Este, como um festival diferente que vai para além da música; Queremos sim, afirmar o Festival do Este, como um festival que não prossegue o lucro; Queremos sim, afirmar o Festival do Este, como um festival alternativo; Queremos sim afirmar o Festival do Este, como um festival acessível às bolsas de todos os jovens.