Páginas

sábado, junho 30, 2007

Festa Comunitária encerra ano lectivo

.

Sobre o lema “Crescer com os outros – Amar a natureza”, realizou-se no passado dia 29 de Junho a Festa Comunitária de Encerramento das Actividades Lectivas do Centro Social e Comunitário da Associação de Moradores das Lameiras. Desde o fim da tarde até cerca das vinte e duas e trinta, uma moldura humana, com mais de um milhar de pessoas, tomou lugar em frente ao palco, para presenciarem e participarem neste evento popular. A primeira parte foi preenchida com actuações das crianças da Creche, Jardim-de-Infância, CATL, Centro de Estudos e Animação Juvenil, idosos do Lar e Centro de Dia, com canções, danças, poesia e teatro e ainda as participações especiais dos meninos inscritos nas aulas de inglês e da Associação “Gindança”, com “Impact Dance Troupe”.

No decorrer desta parte o Presidente da AML, Jorge Faria, saudou todos os presentes, em especial os moradores das Lameiras, utentes do Centro Social e a população em geral, com uma palavra de gratidão para todos aqueles e aquelas que tornaram possível esta festa. Depois usou da palavra o Vereador do Pelouro da Habitação, Dr. Jorge Paulo Oliveira em representação do Presidente da Câmara de Famalicão, Arquitecto Armindo Costa, para referir que “a nossa vida é constituída por ciclos, que devem ser assinalados, conforme o percurso que cada um representa, desde os mais novos aos mais velhos. Este momento representa um desses ciclos com o final de mais um ano lectivo e conclusão de um projecto educativo: crianças que mudam de sala, de valências, como da creche para o jardim e do jardim para o CATL, outras que vão para a escola primária e para as escolas do segundo ciclo pela primeira vez, outros que mudam de ano, esta festa representa todo este envolvimento”, disse. Deu os parabéns à AML pelo honroso convite que dirigiu à autarquia e desejou um alegre e feliz convívio naquela Festa Comunitária.

Depois, seguiu-se a tradicional cerimónia da entrega de diplomas de que se encarregaram: a Directora Pedagógica, Carla Nogueira, as educadoras Graça e Luísa e o Presidente da direcção da AML Jorge Faria.

A segunda parte da Festa Comunitária foi preenchida com a actuação do grupo típico, “Voz do Povo” de Celeirós – Braga, a convite da Delegação de Braga do INATEL, que também se associou a esta festa popular, na pessoa do seu Delegado, Dr. Handel Oliveira. Ao som da música tradicional portuguesa, as pessoas desfrutavam do recinto junto ao palco, onde partilharam os seus gostos pessoais pelo mundo dos sabores, com bons petiscos e bebidas, enquanto outros não deixaram de fazer gosto a “um pezinho de dança”. Uma Festa que, certamente, ficou na memória de todos, principalmente dos mais pequeninos que pela primeira vez pisaram um palco, enquanto os seus pais, cheios de orgulho procuravam registar aqueles belos momentos que, na vida, se repetem apenas uma vez.

OBS: Texto extraído de
www.amlameiras.pt

4º Supercross de Oliveira Santa Maria (Conferência de Imprensa)

.
O Presidente da Associação Amigos de Oliveira Santa Maria, o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal e o Presidente da Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria, apresentaram ontem naquela freguesia, à comunicação social, o 4º Supercross Nocturno, prova pontuável para o Campeonato Nacional da modalidade, que irá decorrer no próximo dia 14 de Julho.

Texto da Conferência

O desporto motorizado é, desde há muitos anos, uma modalidade que reúne no concelho de Vila Nova de Famalicão inúmeros aficionados.

Não é de estranhar por isso que se realizem no nosso concelho várias e diferentes provas ao longo do ano, sempre com grande sucesso, desde o motocross ao supercross, da velocidade ao todo-terreno, das moto quatro ao trial, entre outras.

Vila Nova de Famalicão tem também o orgulho de contar com vários pilotos e participantes no panorama do desportivo motorizado, seja nas duas ou nas quatro rodas. Prova disso é o facto de sermos o concelho com maior numero de pilotos “per capita” inscritos na Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

Os desportos motorizados são por isso em Famalicão, já uma grande referência, e há até quem diga, uma grande tradição. Fruto dessa paixão tem saído deste concelho grandes nomes do ranking nacional, nas mais diversas modalidades, como é o caso de Paulo Marques nas motos ou Miguel Campos nos carros.

Assim, é com grande satisfação que recebemos e apoiamos a realização de uma das provas do Campeonato Nacional de Supercross, aquela que é a mais espectacular modalidade do motociclismo em circuito fechado.

A responsabilidade da organização desta prova, em parceria com a Federação Nacional de Motociclismo, é da Associação Amigos da Freguesia de Oliveira Santa Maria e, é graças à persistência, ao acreditar e ao empenho desta Associação, que recebemos no nosso concelho, concretamente, aqui em Oliveira Santa Maria, uma das provas deste Campeonato Nacional.

O Supercross de Oliveira Santa Maria realiza-se desde 2001 e, desde 2004, esta prova é pontuável para o Nacional. O facto de ter sido aceite como prova integrante do Campeonato deve-se ao reconhecimento da qualidade das suas instalações, da sua capacidade organizativa e da qualidade e cumprimento de normas impostas pela Federação Nacional de Motociclismo.

Este ano espera-se, por isso, e como já nos habituaram, uma grande noite de desporto e espectáculo. A novidade desta edição é o facto de Oliveira Santa Maria receber e abrir neste dia o Campeonato Nacional Nacional de Mini-motos.

Trata-se de uma modalidade recente, ao nível competitivo, praticada em mini-motos, até 110cc. Vocacionada sobretudo para os mais jovens tem curiosidade de ter um segmento sénior que reúne essencialmente ex-campeões e veteranos do motocross e supercross.

Será certamente mais um factor de grande atractividade e até curiosidade neste dia.

De sublinhar, que esta infra-estrutura, construída por esta associação, além de receber provas de diversas competições, tem sido disponibilizada aos Famalicenses amantes do motociclismo, quer para treinos, quer para puro gozo e lazer.

Assim, por todos estes motivos, é com grande satisfação que a Câmara Municipal apoia e colabora na organização deste evento, apoiando esta associação e esta organização.

sexta-feira, junho 29, 2007

Festival do Este (Conferência de Imprensa)

.

A Secção de Juventude da Associação Social de Gondifelos (ASGON), o Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a Banzé – Management e Agenciamento, apresentaram ontem em Conferência de Imprensa, realizado no Parque de Campismo de Gondifelos, a edição 2007 do Festivel do Este.

Texto da Conferência de Imprensa

A promoção da capacidade organizativa e empreendedora dos jovens é um dos grandes objectivos do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

O Festival do Este é um belíssimo exemplo dessa capacidade empreendedora e organizativa dos mais jovens.

Trata-se de um evento organizado por jovens Famalicenses, de Gondifelos, que tem como grande motivação a realização de uma iniciativa dirigida aos jovens do seu concelho, a democratização de um evento que nem sempre é acessível a todos, quer pelos preços, quer pela sua localização e, a valorização e dinamização de um espaço – o Parque de Campismo de Gondifelos - que é de todos, e por isso, deles também.

O Festival do Este é, assim, um evento que utilizando a música e a natureza como elemento conciliador, como muitos outros festivais, é absolutamente único, na medida em que não tem objectivos lucrativos ou de promoção de marcas. Tendo em atenção os preços praticados, tem, inclusivamente, uma vertente social e socializadora.

Outra particularidade é o facto do cartaz do Festival ser exclusivamente nacional. Com uma área de concertos e uma área de dança, todas as bandas e Dj’s presentes são Portugueses. Da música electrónica ao Hip-Hop e Pop-rock, o Festival do Este é diversificado, trazendo até nós, tanto artistas recentes do panorama nacional como outros, de longa carreira, disso sendo exemplo os tão conhecidos Rádio Macau.

Assim, no dia 13, sexta-feira, a abertura do palco ficará a cargo das bandas Touareg e Orangotang. Trata-se de duas jovens bandas nortenhas, de Vila do Conde e Mondim de Basto, respectivamente, que trarão a este Festival os novos sons do Rock Alternativo português.

Dispensando apresentações, Rádio Macau, mítica banda do pop nacional, são o “cabeça de cartaz” de sexta-feira treze. Prestes a lançar um novo álbum, os Rádio Macau apresentarão no Festival do Este algumas das suas novas musicas. São já muitos os que os aguardam, também para recordar inesquecíveis temas como “amanhã é sempre longe demais”, “anzol”, “holandês voador” entre muitos outros. Será certamente por isso uma noite de “casa cheia”, com um público inter-geracional, para assistir a um dos grandes nomes do Pop português.

A noite de treze continuará no espaço de dança com os Dj´s Carlos Manaça e Tiago AZ. Carlos Manaça é um dos distintos DJ’s da noite nacional, que marca habitualmente presença nas melhores discotecas do país, tendo passando também pelos mais referenciados festivais nacionais dos últimos anos. Tiago AZ, bem conhecido dos jovens Famalicenses, é o DJ residente da discoteca Pedra do Couto, em Santo Tirso, sendo presença assídua nos eventos nocturnos do norte do País.

No sábado catorze, o palco do Festival do Este recebe novamente grandes promessas do Rock Alternativo nacional. A abrir Alison Bentley e Linda Martini.

Os primeiros já nossos conhecidos, de Famalicão e assumem-se como “não sendo a salvação do rock, nem pretendem dar uma lufada de ar fresco na cena musical … andam a recuperar o espírito funk dos anos setenta”.

Desde 2001, deram já mais de 30 concertos por todo o país e tiveram o seu grande reconhecimento vencendo, de entre 160 participações, a primeira edição do concurso de bandas “Estado da Nação”, que se realizou o ano passado na Casa da Música.

Linda Martini, é também uma das mais recentes revelações nacionais. Marcaram presença no prestigiado festival Super Bock Super Rock em 2006. Estarão presentes novamente na edição deste ano desse festival e, do não menos prestigiado Festival do Sudueste. É a prova que se trata de uma banda de grande qualidade e do agrado do público jovem.

A fechar da melhor forma, o Festival do Este apresenta o melhor do Hip-hop nacional. Samuel Mira, ou melhor, Sam The Kid é incontornavelmente uma referência do panorama do hip-hop que se ouve em Portugal. Passou recentemente pelo festival “Oeiras Alive” e marcará presença também no “Festival do Sudoeste 2007”. É mais uma grande prova da qualidade deste Festival.

A noite deste dia é assegurada pela Rádio 93,5 FM. A “nove três cinco”, é uma rádio direccionada ao público jovem e à cobertura de acontecimentos nocturnos no norte do país. Participa e colabora em diversos eventos e, apresentará na área de dança os Dj´s Marcelo Alex e Pedrinho, bem como, toda uma envolvente de animação circense.

Contudo, a animação deste evento não passa exclusivamente pelos concertos noite dentro. Alem dos espectáculos, a organização oferece passeios de BTT e desportos radicais (slide, escalada e rappel), durante os dias de sábado e domingo. Embora de forma ligeira a musica não abandonará, durante o dia, aqueles que aqui se instalarem. A tarde de sábado será assim animada pelo Dj Baco.

Os “festivaleiros” do Vale do Este, podem contar com um festival de elevada qualidade, num ambiente atractivo e saudável, com muita animação e a garantia de condições de higiene, segurança e serviços de apoio necessários.

Tem a oportunidade de assistir a grandes nomes do Pop, do Rock e do Hip-hop nacional, só possível em festivais de grandes dimensões com custos bem mais reduzidos.

Os preços para este festival são de 6,00€ para um dia e, 10,00€ para os dois dias.

A primeira edição deste festival, no ano passado, foi por nós considerada bastante positiva. Verificou-se que decorreu com normalidade e tranquilidade, tendo sido bem aceite pela vizinhança. Contou com uma afluência de público bastante razoável. Teve uma activa participação dos jovens da freguesia, na qualidade de voluntários colaboradores, e não houve derrapes orçamentais. Percebeu-se assim, que na generalidade, se tratou de um evento satisfatório a todos os níveis, capaz de satisfazer um anseio ao nível da comunidade jovem à muito reclamado, sendo que, se percebeu também a necessidade de evoluir e ganhar dimensão, de forma sustentada, sem querer competir com outros restantes festivais de dimensão nacional.

Assim, naturalmente que esta Câmara Municipal reconhece o esforço e o empenho desta organização e os princípios que a orientam, e como tal, é com agrado que a ela se associa.

De forma sustentada e responsável, queremos também que o Festival do Este se assuma como um evento regular, sempre organizado por jovens Famalicenses que se envolvam voluntariamente nessa organização.

Um festival, que não prossegue o lucro, nem copia o formato de outros festivais de grande dimensão.

Um festival que seja uma marca do emprendedorismo dos jovens Famalicenses e da sua acção cívica e voluntária.

Queremos um festival com identidade própria. Que passe além da musica. Que seja alternativo e acessível à bolsa de todos.

I Torneio do Vale do Ave

.
Numa organização do "Mundo dos Eventos" com o apoio das Câmaras Municipais de Vila Nova de Famalicão, Trofa, Santo Tirso e Fafe, começa amanhã, dia 30 de Junho, na cidade de Fafe, a primeira etapa do I Torneio de Futsal Vale do Ave.

Seguem-se as etapas de Trofa (7 e 8 de Julho), Vila Nova de Famalicão (14 e 15 de Julho) e Santo Tirso (21 e 22 de Julho), que recebe também a grande Final a 28 e 29 de Julho.

Cada etapa terá a participação máxima de 20 equipas, divididas em 4 grupos de 5 equipas cada. As equipas de cada grupo jogarão entre si, e as duas primeiras classificadas vão disputar a fase seguinte esta em sistema de eliminação. Os 4 primeiros classificados de cada grupo apuram-se para a etapa final.

Cada jogo terá a duração de 30 minutos, distribuído por 2 partes de 15 minutos cada, com um intervalo de 5 minutos entre elas. A partir das meias-finais cada jogo terá a duração de 40 minutos.

Futura Cidade Desportiva apresentada publicamente

.

Armindo Costa, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e a arquitecta Paula Santos, apresentaram na noite da passada quarta-feira, 27 de Junho, no Centro de Estudos Camilianos, em S. Miguel de Seide, o Estudo Prévio da futura Cidade Desportiva a criar na zona sul do perímetro urbano da sede do concelho, junto à praça de portagem das auto-estradas A3 (Porto-Braga) e A7 (Póvoa de Varzim-Vila Pouca de Aguiar).

Ocupando uma área de 217 mil metros quadrados de terreno, o Estudo Prévio prevê a construção de um estádio com capacidade até 12 mil lugares, um segundo campo de futebol, dois campos de futebol de sete, uma pista de atletismo, um parque verde e uma praça pública multifuncional, que poderá acolher eventos desportivos e culturais de grande dimensão.

Atravessado pelo rio Pelhe, o que valoriza a intervenção paisagística, o terreno, que é delimitado a sul pela A 7, a norte pela variante à cidade e a poente pela Linha do Minho, será dominado pelas áreas verdes, o que fará da futura cidade desportiva um grande pólo de lazer para todos os cidadãos, não só de Vila Nova de Famalicão, mas também da região do Vale do Ave e, inclusive, da Área Metropolitana do Porto.

De acordo com projecções actuais, a futura Cidade Desportiva de Vila Nova de Famalicão deverá custar entre 20 a 25 milhões de euros, embora tudo dependa das infra-estruturas que serão incluídas no projecto, o qual deverá estar pronto em 2009, de modo a que o concurso público para a primeira fase das obras seja lançado ainda nesse ano.

quinta-feira, junho 28, 2007

Festival do Este 2007

.

Depois da bem sucedida primeira edição do Festival do Este, ocorrida no ano passado, o Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão volta a associar-se à organização deste grande evento musical, uma iniciativa da Secção de Juventude da Associação Social de Gondifelos (ASGON).

A edição 2007 do Festival do Este terá lugar nos próximos dias 13, 14 e 15 de Julho, no Parque de Campismo de Gondifelos, apresentando um cartaz musical recheado de excelentes propostas ao nível do Pop-Rock, Hip Hop e música de dança, privilegiando sempre os artistas nacionais. Ao longo dos três dias são também propostas várias actividades de animação.

Pelo palco de Gondifelos vão passar os Touareg, Orangotang, Rádio Macau, Alison Bentley, Linda Martini e Sam the Kid. Já no espaço de dança referência para as presenças de DJ Carlos Manaça, DJ Tiago Az e Tour 93.5 FM.

Além dos habituais apoios logísticos como a cedência de instalações, montagem de palcos, instalação de som e iluminação, divulgação, vigilância policial, limpeza do recinto, entre outros, deliberou a Câmara Municipal, na sua reunião de ontem, a concessão de um apoio financeiro de 5.000,00 € à organização do evento.

Polidesportivos de Pitelas e Santo Adrião nas mãos das Juntas de Freguesia

.

Polidesportivo do Loteamento Municipal de Pitelas (Mogege)

Polidesportivo e Parque Infantil do Loteamento de Santo Adrião (Vila Nova de Famalicão)

A Câmara Municipal deliberou ontem, por unanimidade, a transferência da gestão, administração e manutenção dos Polidesportivos do Loteamento Municipal de Pitelas e do Loteamento de Santo Adrião, respectivamente para as Juntas de Freguesia de Mogege e de Vila Nova de Famalicão.

De acordo com a proposta do Pelouro do Desporto, esta delegação de competências assenta na convicção de que as freguesias dispõem de uma capacidade de intervenção que excede o âmbito das competências em que estão investidos por lei, conduz a uma redução dos recursos autárquicos afectados, sendo os seus eleitos, pela proximidade do conhecimento local dos problemas e das aspirações colectivas, agentes privilegiados para detectar as necessidades dos cidadãos e contribuir de forma eficiente para a sua resolução.

Ainda de acordo com a mesma proposta, o aprofundamento de laços de cooperação entre o Município e as Freguesias, tendo como finalidade a prestação de um serviço público de qualidade aos Famalicenses, é uma necessidade imperiosa, traduzindo-se, inclusive, na consolidação da democracia participativa.

Uma vez efectuada a assinatura dos necessários Protocolos, válidos pelo período de quatro anos, renováveis por iguais e sucessivos períodos, as Juntas de Freguesia de Mogege e de Vila Nova de Famalicão assumem todas as competências atinentes à gestão, administração e manutenção dos referidos equipamentos, demais encargos inerentes à prática daqueles actos e total autonomia em termos da sua administração e gestão logística, patrimonial e financeira das instalações.

São também atribuições das Juntas de Freguesia, a fixação das regras relativas à utilização dos equipamentos, determinação das respectivas taxas e isenções, decisão sobre os pedidos da sua cedência regular ou pontual e fiscalização da sua correcta utilização. As Juntas de Freguesia são livres de estabelecerem acordos e parcerias de utilização com quaisquer entidades públicas ou privadas.

Não obstante o descrito, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão não fica impedida de prestar o apoio técnico e humano, bem como a transferência de meios financeiros para aquelas autarquias, visando a adequada manutenção ou valorização dos equipamentos.

A infra-estrutura do Loteamento Municipal de Pitelas, com uma área total de 1.768,80 m2, contempla um polidesportivo ao ar livre, devidamente vedado, dois balneários, incluindo zona de chuveiros, vestiários e instalação sanitária de apoio, uma instalação sanitária com chuveiro para deficientes, uma área destinada a arrumos e uma área verde circundante.

Por seu turno o equipamento do Loteamento de Santo Adrião, que integrou o domínio público municipal por força da aprovação da operação urbanística, dispõe de um polidesportivo ao ar livre (campo de basquetebol + voleibol) com as dimensões de 14,00mx26,00m e um parque infantil com zona de estar, ambos devidamente vedados.

quarta-feira, junho 27, 2007

Campeonato Nacional de Supercross em Oliveira Santa Maria

.
.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão volta a associar-se à realização em Oliveira Santa Maria, de uma prova pontuável para o Campeonato Nacional de Supercross, deliberando na sua reunião de hoje a atribuição de um subsídio de 3.000,00 €.

4º Supercross Nocturno, organizado pelos “Amigos de Oliveira Santa Maria – Associação Cultural, Recreativa e Desportiva”, terá lugar no próximo dia 14 de Julho, na pista que esta colectividade possui (a única infra-estrutura devidamente homologada para o efeito no nosso municipio) e que habitualmente serve para os treinos de vários pilotos do concelho que participam em provas nacionais e regionais.

Os muitos aficionados de Vila Nova de Famalicão, desta espectacular modalidade do desporto motorizado, poderão vibrar com a velocidade e a técnica de condução dos melhores pilotos nacionais da especialidade.

ADECA com apoio para obras de melhoramento

.

A ADECA – Associação Desportiva de Castelões, colectividade que vem desenvolvendo um trabalho meritório em prol da juventude e do desporto, vai ser apoiada pela Câmara Municipal que deliberou, na sua reunião de hoje, atribuir um subsídio de 2.500,00 € tendo em vista um conjunto de obras de melhoramento e reparação que esta associação pretende levar a efeito na sua sede, designadamente, o isolamento da cobertura, arranjo das paredes interiores degradadas pela infiltração de humidades, pintura de todas divisões interiores, arranjo das paredes interiores dos balneários e respectiva pintura, tudo orçado em 5.800,00 €.

Vinte e cinco mil para a AFSA

.
.
A Associação de Futebol Salão Amador de Vila Nova de Famalicão, que tem desempenhado um papel fundamental na promoção de futebol salão, organizando o Campeonato Concelhio de Futebol de Salão, onde participam dezenas de associações desportivas, oriundas das freguesias do concelho, movimentando cerca de um milhar de atletas, repartidos pelos escalões juvenis, iniciados e seniores e fomentando, por essa via, a prática desportiva entre os mais jovens, foi contemplada na reunião da Câmara Municipal ocorrida hoje, com um apoio financeiro de 25.000,00 € tendo por objecto a realização do Campeonato Concelhio de Futebol de Salão 2006/2007, que recentemente chegou ao seu término.

Com este subsidio, o Município de Vila Nova de Famalicão, prossegue a sua politica desportiva assente na promoção da cooperação com as instituições, nomeadamente as que contribuem para a interacção entre as várias associações, contribuindo dessa forma para um maior envolvimento da sociedade civil na oferta de actividades desportivas a nível local.

Mobiliário Urbano para Lousado

.

A partir do dia de hoje, a freguesia de Lousado, passou a integrar o leque de freguesias que beneficiam da delegação de competências da Câmara Municipal para procederem à colocação de todo o tipo de equipamento de mobiliário urbano, com baixo ou mesmo nenhum encargo financeiro, dada a possibilidade legal conferida de a sua colocação ser o resultado de uma contrapartida pela cedência de espaços para a afixação de mensagens publicitárias.

A proposta para a delegação de competências na Junta de Freguesia de Lousado, visando a celebração de contratos de locação e ou comodato de mobiliário urbano foi aprovada, por unanimidade, na reunião camarária de hoje, nos mesmos termos que anteriormente havia sido conferida às Juntas de Freguesia de Joane, Vermoim, Delães, Brufe e Castelões.

A delegação de competências contempla a colocação de Abrigos de Passageiros na Rua Carlos Moreira, Largo do Sardoal, Largo do Souto e Largo da Bela Vista; Mupis no Largo do Souto, Rua Carlos Moreira e Largo Cardeal Cerejeira e Totem’s de Informação Empresarial Direccional na Rua dos Lameirinhos, Rua Henrique Malheiro Dias, Rua Cardeal Cerejeira, Rua Ponte Nova, Largo do Souto, Largo Capitão Rebelo, Rua das Cavadas, Rua da Mabor, Rua da Indústria (2), Largo S. Lourenço, Rua Carlos Moreira, Bifurcação da Rua da Indústria e Rua das Cavadas, Rua da Ponte e Largo da Bela Vista.

segunda-feira, junho 25, 2007

Fase Final do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins (Infantis e Iniciados)

.
Foi azul a festa da Fase Final do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, nos escalões de Infantis e Iniciados, que se realizou durante este fim-de-semana, com o apoio do Pelouro do Desporto, no Pavilhão Municipal da cidade de Vila Nova de Famalicão.

O Futebol Clube do Porto sagrou-se campeão nacional nos dois escalões. O Famalicense Atlético Clube (FAC), por seu turno, alcançou um brilhante terceiro lugar no campeonato nacional, no escalão de Iniciados.

Infantis – Resultados

Sporting C.P. 2 – Paço de Arcos 11
Oliveira do Hospital 0 – F.C. Porto 2
Paço de Arcos 3 – Oliveira do Hospital 5
F.C. Porto 2 – Sporting C.P 0
Paço de Arcos 3 – F.C. Porto 2
Sporting C.P. 0 – Oliveira do Hospital 1

Infantis - Classificação Final

1º - F.C. Porto (6)
2º - Oliveira do Hospital (6)
3º - Sporting C.P. (3)
4º - Paço de Arcos (3)

Iniciados – Resultados

Sesimbra 1 – F.C. Porto 6
S.L. Benfica 2 – FAC 0
F.C. Porto 3 – S.L. Benfica 3
FAC 4 – Sesimbra 2
F.C. Porto 7 – FAC 3
Sesimbra 2 – S.L. Benfica 2

Classificação Final – Iniciados

1º - F.C. Porto (9)
2º - S.L. Benfica (7)
3º - FAC (3)
4º - Sesimbra (1)
.
FAC defrontando o F.C. Porto (Iniciados)
F.C. Porto renova o título de Campeão Nacional
Secretário Geral da Federação de Patinagem de Portugal e Vereador do Desporto na entrega da troféu aos jovens campeões

Pista Ciclável na antiga ligação ferroviária

.

Estão já em curso as obras de adaptação da plataforma da antiga ligação ferroviária Famalicão-Póvoa de Varzim a Pista Ciclável, que deverão estar finalizadas nos próximos 30 dias.

Concluído que se encontra o Estudo Prévio de Arranjo Paisagístico elaborado pela empresa Agrária Verde, via adjudicação da EPE REFER e, enquanto as Câmaras Municipais de Vila Nova de Famalicão e da Póvoa de Varzim, preparam os respectivos projectos de execução, acordaram estas em:

  • Desenvolverem todos as diligências necessárias à compatibilização e harmonização dos referidos projectos de execução;
  • Apresentarem uma candidatura conjunta no âmbito do novo quadro comunitário de apoio (QREN – Quadro de Referência Estratégica Nacional), na vertente da valorização territorial;
  • Disponibilizarem ao público, no mais curto espaço de tempo, a plataforma da antiga via ferroviária, transformando-a transitoriamente numa pista ciclável com condições de segurança, comodidade e atractividade enquanto não avançam, em definitivo, as obras de construção da ecopista.

São estas obras que a autarquia famalicense já iniciou e que se irão prolongar por um período estimado de 45 dias, consubstanciando as seguintes acções:

  • Limpeza de lixo e entulho acumulado ao longo do traçado, desmatação e limpeza selectiva de vegetação;
  • Correcção de situações de degradação visual e erradicação de construções, acessos e ocupações ilegais do património público ferroviário;
  • Regularização do piso da plataforma da via, recorrendo-se inclusive à colocação de saibro, sua compactação e implementação de esquemas de condução e drenagem de águas pluviais;
  • Colocação de guarda-corpos nas pontes de forma a minimizar o risco efectivo e percepcionado pelos utentes da pista;
  • Tratamento dos taludes, com especial incidência nos taludes em escavação, de forma a evitar desmoronamento de terras;
  • Colocação de barreiras físicas nas entradas/saídas do troço e cruzamentos com a rede viária vicinal, municipal e nacional de forma a impedirem a circulação de automóveis;
  • Implementação de sinalização vertical e horizontal, de perigo e proibição, nos cruzamentos da pista ciclável com a rede viária vicinal e municipal, incluído o recurso a lombas redutoras de velocidade;
  • Colocação de sinalética direccional e recuperação da antiga sinalética ferroviária existente.

Inaugurado oficialmente no dia 12 de Junho de 1881, o ramal ferroviário de Famalicão, concessionado à denominada Companhia dos Caminhos de Ferro do Porto à Povoa e Famalicão (PPF), encerrou ao tráfego de passageiros e mercadorias, no primeiro dia Janeiro de 1990, à imagem do que há época aconteceu em vários troços ferroviários fruto da politica de racionalização da exploração ferroviária.

Actual estado do traçado (Gondifelos)

Actual estado do traçado (Gondifelos)

Uma das muitas ocupações, não autorizadas, da plataforma da via

Exemplo de degradação visual a corrigir



São vários os acessos irregulares ao troço identificados

Talude em desmonoramento



Talude em desmonoramento


A antiga via ferroviária, em território de Vila Nova de Famalicão, apresenta um total de 38 cruzamentos com passagens pedonais, caminhos agricolas, caminhos florestais, caminhos vicinais, caminhos e estradas camarárias e Estrada Regional 206. São 26 os cruzamentos de nível e 12 os desnivelados (9 inferiores e 3 superiores).

Em todos os cruzamentos de nível serão colocadas barreiras fisicas nas entradas/saídas do troço, impeditivos da circulação automóvel.

De igual modo, será implementada sinalização vertical e horizontal de perigo e proibição. Sinalização de trânsito proíbido, excepto a velocipedes, em todas as entradas da pista ciclável. Paragem obrigatória em cruzamentos e entrocamentos (STOP), nuns casos para quem circula na pista ciclável, noutros para quem circula em vias que com ela cruzem.

Em todos os cruzamentos de nível, a rede viária possuirá marcação transversal assinalando a passagem para ciclistas e respectiva sinalização de perígo (saída de ciclistas). Nas situações de maior perigosidade, nas mesmas vias, serão implementadas de lombas redutoras de velocidade.

A par da colocação de nova sinalética identificativa e direccional, a sinalética ferroviária será recuperada e restaurada.

Sinalética ferroviária a recuperar



Sinalética ferroviária a recuperar



Sinalética ferroviária a recuperar

sábado, junho 23, 2007

I Rali Rota Camiliana

.
Mais de três dezenas de automóveis antigos marcaram presença no 1ª Rali Rota Camiliana, promovida pelo Clube de Automóvel Antigo e Clássico de Vila Nova de Famalicão, com o apoio do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal, que decorreu durante o dia do passado sábado, 16 de Junho. Ligando Vila Nova de Famalicão a Ribeira de Pena, duas localidades que fizeram parte da vida do escritor de Seide S. Miguel, as condições climatéricas adversas foram o aspecto menos positivo desta iniciativa pioneira para o Clube Automóvel Antigo e Clássico de Famalicão. Todas as máquinas fizeram a viagem de Famalicão-Ribeira de Pena-Famalicão sem sobressaltos. Classificação Final Categoria E 1º - Hilário Pinheiro/Vasco Leite - Mercedes 190 SL 1955 2º - Fernando Braga/Pedro Braga - Singer Nine 1948 3º - Antonio Nogueira/Maria Correia - Simca Aronde Monthery 1960 Categoria F 1º - Adão Rafael/Rui Rafael - Volvo 1961 2º - Alexandre Carvalho/Francisco Carvalho - Mercedes 280 SE 1969 3º - Carlos Magalhães/Rosa Magalhães - Taunus 17 M Super 1966 Categoria G 1º - Ana Pinto/Pedro Ramos - Opel 1904 SR 1973 2º - Francisco Silva/Olivia Pedrosa - Jaguar XJ6 2.8 1971 3º - José Rodrigues/Fátima Mesquita - Triumph Spitfire MKIV 1974 Extra Delfim Magalhães/Ana Magalhães - Saab 99 Combi Coupé 1976 OBS: foto extraída de www.cidadehoje.pt

sexta-feira, junho 22, 2007

1ª Corrida Popular de Gavião

.

Inserido nas comemorações do dia da Freguesia de Gavião, a recém criada Associação Cultural Desportiva Além Rio e o Grupo Recreativo de Gavião, levaram a efeito na tarde do passado sábado, 16 de Junho, uma prova de atletismo que percorreu praticamente toda a freguesia, numa extensão de 7,5 Km.

Contando com o apoio do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão a prova aberta a todos os atletas, federados ou não, teve em Rosa Oliveira e Óscar Mendes (Liberdade FC)os grandes vencedores
.

17º Grande Prémio de Atletismo da Casa do Povo de Nine

.
Presidente da Casa do Povo de Nine, Vereador do Desporto, Delegado Distrital do Inatel Braga e Presidente da Junta de Freguesia de Nine, durante a cerimónia oficial de entrega de prémios

O 17º Grande Prémio de Atletismo da Casa do Povo de Nine, que decorreu na manhã do passado domingo, 17 de Junho, ficou marcado pela chuva, mas também pela significativa presença de atletas em todos os escalões (Benjamins, Jovens I, Jovens II, Seniores e Veteranos).

A prova integrada no Calendário Distrital de Actividades Desportivas da Delegação de Braga do INATEL teve o apoio do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

domingo, junho 17, 2007

Antoninas 2007 - 19º Grande Prémio de Ciclismo de Avidos

.



O Centro de Ciclismo de Avidos realizou no passado sábado, dia 9 de Junho, o já tradicional Circuito de Avidos, que vai já na sua 19ª edição, para a Categoria de Cadetes.

Com uma distância de 60 Kms, o percurso foi percorrido por quatro vezes, com passagens por Avidos, Lagoa, Antas, Vila Nova de Famalicão, Abade de Vermoim, Seide S.Paio, Seide S. Miguel, Ruivães, Bente e Landim.

A Prova teve o apoio técnico da Associação de Ciclismo do Minho e Logístico do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal
.

Antoninas 2007 – Taça de Portugal Alex Ryu Jitsu Light-Contact – Open

.

A Academia de Vermoim venceu a Taça de Portugal Alex Ryu Jitsu Light-Contact, ao conseguir a melhor média de pontos nos combates realizados pelos seus atletas, nas classes A e C, juniores e seniores.

A prova decorreu no passado sábado, dia 9 de Junho, no Pavilhão Municipal das Lameiras, onde participaram mais de uma dezena de academias de Karaté, oriundas de várias zonas do país, num total de uma centena de atletas.

O evento organizado sob a égide da Federação de Karaté e Desportos de Combate de Portugal, Associação Portuguesa de Alex Ryu Jitsu e a Associação de Artes Marciais de Vila Nova de Famalicão, contou com o apoio do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal,

sábado, junho 16, 2007

Primeiro Campeão Nacional em Vila Nova de Famalicão

.

O primeiro Campeonato Nacional de Matraquilhos que decorreu de 7 a 10 de Junho no Parque da Juventude de Vila Nova de Famalicão, organizado pela Federação Portuguesa de Matraquilhos, com o apoio do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal, consagrou a Supertriáguas, de Paços de Ferreira, como a primeira campeã nacional da modalidade.

Bons Amigos (Lordelo, Paredes) e Grupo Desportivo Milheiroense (Milheiros de Poiares), ocuparam respectivamente a segunda e terceira posições.

O evento contou com a participação de 64 equipas, representativas dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Faro, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo
.

Antoninas 2007 - 1º GP FORAVE – Corrida de Carros de Rolamentos

.
Organizada pelo Departamento de Mecânica da FORAVE, em parceria com o Lago Discount e com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o 1º GP FORAVE – Corrida de Carros de Rolamentos, que decorreu no passado sábado, 9 de Junho, na zona comercial do Lago Discount na Vila de Ribeirão, foi um sucesso.

A prova contou com a participação de 37 carros, 24 na prova principal, destinada aos carros que configuravam as especificações técnicas do regulamento da prova, e 13 na prova especial, destinada aos restantes veículos.

.

A prova principal foi liderada pelos alunos da FORAVE que ocuparam os três primeiros lugares do pódio:

1º lugar – Bruno Azevedo
2º lugar – João Pedro Maia
3º lugar – Hugo Silva

Na prova especial, António Jesus foi o vencedor.

.

Outros premiados

  • Prémio Sénior: Benjamim Machado, 53 anos (Barroselas, Viana do Castelo).
  • Prémio Juventude: José Miguel Araújo, 13 anos (Agrupamento de Escuteiros 526 de Jesufrei).
  • Prémio Originalidade: Ivo Gomes, Viseu, em representação do Instituto Superior de Engenharia do Porto, conduzindo um carrinho em forma de mini-motociclo.
  • 1ª Classificada Feminina: Marlene Araújo, aluna da FORAVE.
  • Prémio Participante mais distante: Grupo de Tondela.
  • Prémio Lotação: Agrupamento de Escuteiros 620 de Cruz S. Tiago.
    .

sexta-feira, junho 15, 2007

17º Grande Prémio de Atletismo da Casa do Povo de Nine

.

Integrado no Calendário Distrital de Actividades Desportivas, a Delegação de Braga do INATEL e a Casa do Povo de Nine, com o apoio do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal, organizam no próximo domingo, dia 17 de Junho, o 17º Grande Prémio da Casa do Povo de Nine, que tem o objectivo de promover e dinamizar o Atletismo na freguesia de Nine.

A prova é aberta a todos os interessados, associados ou não do INATEL, com mais de 8 anos de idade e de ambos os sexos.

Os atletas serão distribuídos pelas seguintes categorias: Benjamins (nascidos em 1996/97/98 e nascidas em 1996/97/98), Jovens I (nascidos em 1993/94/95 e nascidas em 1993/94/95), Jovens II (nascidos em 1990/91/92 e nascidas em 1990/91/92), Seniores (nascidos até 1989) e Veteranos (40 anos em diante e dos 35 anos em diante).

Com partida e chegada junto ao Campo de Futebol, as distâncias a percorrer pelos atletas serão as seguintes: Benjamins (1.000 m) Jovens I (2.100 m), Jovens II (2.750 m), Seniores Femininos e Veteranos (5.600 m) e Seniores Masculinos (11.200 m - 2 Voltas).

PROGRAMA

09H00: Distribuição de dorsais
09H30: Benjamins
09H45: Jovens I
10H05: Jovens II)
10H30: Séniores e Veteranos
11H15: Distribuição de Prémios

I Rali Rota Camiliana

.

Sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, parte amanhã para a estrada o I Rali Rota Camiliana, uma prova de Rali de Regularidade Histórico, organizado pela Secção de Desportos Motorizados do Futebol Clube do Porto e Clube Automóveis Antigos de Famalicão, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.

São admitidos os veículos fabricados até 31 de Dezembro de 1983, que estejam devidamente homologados pelo C.A.A. de Famalicão por clubes congéneres e/ou que estejam no seu estado de originalidade e conservação, e de acordo com a legislação em vigor

Os veículos admitidos a participar neste Rali, serão classificados nas seguintes categorias:

B – de 01.01.1905 a 31.12.1918
C – de 01.01.1919 a 31.12.1930
D – de 01.01.1931 a 31.12.1945
E – de 01.01.1946 a 31.12.1960
F – de 01.01.1961 a 31.12.1970
G – de 01.01.1971 a 31.12.1975
EXTRA – 01.01.1976 A 31.12.1983

Com um total de 223,76 Km, o Rali está divido em duas secções:

1ª Secção – Vila Nova de Famalicão / Ribeira de Pena - 112,39 km (V.N.Famalicão, Braga, Póvoa Lanhoso, Cabeceiras de Basto, Ribeira de Pena).
2ª Secção – Ribeira de Pena / Vila Nova de Famalicão – 111,37 km (Ribeira de Pena, Agunchos, Arco de Baulhe, Cabeceiras de Basto, Fafe, Penha, Guimarães, V.N.Famalicão)

PROGRAMA

08h00/09h00 – Verificações Documentais e Técnicas nos B.V. Famalicenses
10h00 – Partida do 1ªConcorrente para a 1ªSecção (Famalicão – Ribeira de Pena)
13h00 – Almoço (Ribeira de Pena)
15h00 – Partida do 1ºConcorrente para a 2ªSecção (Ribeira de Pena – Famalicão)
20h00 – Afixação dos resultados – B.V. Famalicenses
20h30 – Jantar /Distribuição de Prémios (Vila Nova de Famalicão)

Antoninas 2007 - XIII Raid Antoninas (Momentos)

.







Obs: Prova Especial - Jumbo, organização do CAF - Clube Aventura de Famalicão com o apoio do Pelouro do Desporto da Cãmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.